As grandezas informáticas:
O computador trabalha com informações, essas informações circulam rapidamente dentro do computador e precisam ser armazenadas ou manipuladas e para que possamos ter uma ideia utilizamos as unidades de grandeza para medir todas essas informações, é a mesma ideia caso fosse mediar a água por exemplo, utilizamos a unidade de grandeza litros, medir o peso de um produto, utiliza a grandeza quilogramas.
O computador para trabalhar com essas informações utiliza os números binários, ou seja para armazenar suas músicas, textos, imagens no seu computador ele utiliza a representação binária.
Conversão de um número decimal para binário:
Para converter um número decimal em um número binário é necessário efetuar sucessivas divisões por 2 até se obter um quociente igual a 1. Após as sucessivas divisões, forma-se o número binário colocando os bits por ordem inversa da divisão, ou seja, da direita para a esquerda ou de baixo para cima.
Conversão de um número binário para decimal:
Para converter um número binário em um número decimal é necessário colocar por ordem cada bit que o compõe e multiplicá-lo pela base do sistema binário, que é sempre 2, e elevar essa base à posição que ocupa começando pela direita, ou seja, a base do último bit que aparece à direita é elevado a 0, a base do bit que aparece imediatamente à esquerda é elevado a 1 e assim sucessivamente, até ao primeiro bit do número binário. Para se obter o número real, soma-se os resultados de cada multiplicação.
Conversão de um sinal analógico em digital:
A informação transportada nos modernos sistemas de telecomunicações pode ser classificada em sinais de áudio, de vídeo e de dados. Esta informação entra no sistema receptor através de um transdutor, gerando uma diferença de potencial, que é designada por sinal de informação e pode ser de tipo analógico ou digital.
Um sinal analógico varia no tempo de um modo análogo ao da propriedade física que esteve na sua origem. Estes sinais são contínuos e podem assumir qualquer valor entre dois limites. Um exemplo de sinal analógico é a voltagem gerada por um microfone, já que é proporcional ao gráfico do deslocamento em função do tempo, das moléculas do ar que se encontra à sua frente.
Um sinal digital não varia continuamente ao longo do tempo, apenas pode assumir dois valores, digamos 0 ou 1; é essencialmente uma representação codificada da informação original. Um exemplo de sinal digital é a sequência de altas e baixas voltagens produzida durante uma chamada telefónica digital.
Sem comentários:
Enviar um comentário